O maior Centro Profissionalizante gratuito de São Paulo.

CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E PRODUTIVO DOM BOSCO

 

O CEDESP tem por objetivo ofertar proteção social a jovens e adultos (dos 15 aos 59 anos) em situação de vulnerabilidade e risco social, por meio de intervenções socioeducativas planejadas, destinadas ao enfrentamento de situações desafiadoras (como as relacionadas ao universo laboral) e à orientação dos usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências familiares e territoriais. Intenta-se o desenvolvimento da autonomia, do protagonismo e da cidadania com vistas à equiparação de oportunidades, ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e à garantia de direitos.

Este Serviço existe desde 1993 e atende diariamente 1720 jovens e adultos, de 15 a 59 anos, nos períodos da manhã, tarde e noite.

São 34 cursos diferentes, com duração de um semestre (440 horas de manhã e tarde , 330 horas à noite). Além do curso, é ofertada gratuitamente a apostila, avental e alimentação os cursos são ministrados em dois prédios localizados no bairro de Itaquera, a dez minutos do Terminal Corinthians-Itaquera e a cinco minutos da Estação Dom Bosco da CPTM. Ambos foram construídos com recursos advindos de parceiros da Suíça e da Alemanha.

A Obra Social Dom Bosco busca manter a constante inovação dos cursos, com equipamentos adequados e atualizados, de forma a favorecer a empregabilidade que graças ao reconhecimento da qualidade alcançada é elevada.

Para a realização do serviço, mantemos convênio com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e contamos com o apoio de diversos parceiros.


Inscrições para os cursos só pessoalmente no endereço: Rua Álvaro de Mendonça, 456 - Itaquera - São Paulo - SP

 

Critérios e prioridades para inclusão: Jovens e adultos de 15 a 59 anos; NIS ( Numero de Inscrição Social); risco e vulnerabilidade familiar e social; carência econômica e adequação aos critérios estabelecidos (pré-requisitos para alguns cursos); ordem de inscrição; comparecimento em todas as datas do processo seletivo; número de vagas e cursos disponíveis no semestre. Tem prioridade no processo os candidatos beneficiados ou com perfil de recebimento dos programas de Transferência de Renda (bolsa família, ação jovem, renda mínima, BPC, etc. e que residem em Itaquera.