Crianças e adolescentes até 17 anos de idade aprendem música, teatro, esportes em um ambiente seguro e acolhedor.

CENTRO DE FORMAÇÃO E CULTURA

 

O Centro de Formação e Cultura (CFC) é um Serviço que foi assumido pela Obra Social Dom Bosco, em agosto de 1995, onde funcionava o antigo Clube da Turma, projeto da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, chamada na época de Secretaria do Menor.

Inicialmente, houve necessidade de conhecer a realidade do trabalho anteriormente desenvolvido, pelos meses subseqüentes de setembro a dezembro/95. Constatou-se que freqüentava o local, crianças e adolescentes da região Leste, não diariamente, pois as turmas eram divididas por faixa etária, sendo duas vezes por semana para determinada idade e três vezes por semana para outra, desenvolvendo atividades esportivas e recreativas, com entrega de lanches.

As condições de trabalho com os usuários apresentavam-se desfavorável devido ao comportamento apresentado pelos mesmos, indisciplina, rebeldia, agressividade e às vezes observava-se o consumo de drogas. Devido às dificuldades apresentadas, o local causou insegurança às pessoas que freqüentavam as atividades e houve necessidade de ressaltar os objetivos de Dom Bosco, divulgar e conscientizar para o novo Serviço.

Quando o Projeto foi assumido pela Obra Social Dom Bosco, percebeu-se que havia um número reduzido de crianças e jovens, pois muitos pais proibiram a vinda de seus filhos ao local.

Foi nas férias de janeiro/96 que ocorreu a primeira FAISLÂNDIA (Férias Alegres Instrutivas e Sadias) aberta a comunidade, sendo realizado um trabalho junto às famílias de divulgação de nossa proposta pedagógica e a partir daí, iniciou-se um trabalho com maior eficiência dando mais qualidade e credibilidade ao mesmo e atualmente multiplicou o número de seu atendimento, chegando a mil e duzentos educandos diária e diretamente. Atende crianças e adolescentes, dos seis anos aos 17 anos, de ambos os sexos, nos períodos matutino e vespertino, visando sua formação biopsicossocial e integração na comunidade.

Esse serviço mantém convênio com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

Apoio: Ambulatório e Colégio da Polícia Militar, Banco Português de Negócios, Casa de Saúde Santa Marcelina, Casa do Adolescente Itaquera, Centro Comercial Leste Aricanduva, CET, Chocolates Dizziolli, Colégio Itaquera, CPTM, Federação Paulista de Atletismo, Federação Paulista de Ginástica, FNCA – Conanda, Laborprint, Leograf Gráfica e Editora, Mesa Brasil, Metrô, Polícia Militar do Estado de São Paulo, Poupatempo, SABESP, Santa Rita Turismo, Secretaria Estadual e Municipal de Educação (Diretorias de Ensino da Região), Secretaria Estadual e Municipal da Saúde (UBS e AMAS da Região), Secretaria Municipal de Participações e Parceria -Telecentro Dom Bosco, SENAC, SESC, Shopping Metrô Itaquera, UNICASTELO, UNICSUL.