Logotipo Obra Social  Dom Bosco

Barra de Cor

Objetivo


Projetos:

FORMAÇÃO HUMANA E CIDADÃ

Objetivo:

Contribuir para a redução dos índices de violência entre os jovens; uso de drogas; doenças sexualmente transmissíveis e gravidez precoce, junto às políticas públicas; informar as responsabilidades em relação ao grupo familiar e à comunidade; trabalhar a sensibilização, referente aos moradores de rua, aos idosos, pessoas deficientes, tipos de preconceitos, enfatizando os valores humanos; acolher e respeitar os educandos de outras crenças religiosas possibilitando o diálogo inter-religioso e melhorar a visão crítica e postura humanística.

Projeto:

Educar para o cuidado do meio ambiente, a questão da sustentabilidade, biodiversidade e saúde. Sensibilizar os educandos quanto ao desperdício de alimentos.


Apresentar regras básicas de convivência, reaprender os valores.


Construir o projeto de vida, trabalhando a identidade pessoal e cidadã, comprometimento pessoal. Trabalhar a importância da família, tipos de famílias e a convivência familiar.


Desenvolver conceitos fundamentais de cidadania e direitos humanos.


Relacionar a ética e a moral no cotidiano. Ler e debater sobre a política, civismo, juventude, terceira idade, Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente. Refletir sobre a importância da cultura na vida dos jovens. Estimular para a ação solidária e voluntária. Promover encontros intergeracionais.


Pastoral


PROJETO DE INTEGRAÇÃO E FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE SALESIANA

Objetivo:

Aprofundar a nossa identidade salesiana, como missão na vida dos educadores para que proporcionem salesianidade na vida dos jovens, como forma de superar os desafios que o cotidiano lhes apresenta.


Ajudar os jovens a realizarem experiências de encontro consigo mesmos, com Deus e com a realidade em que vivem atualmente. Ofertar a iniciação à vida cristã.

Projeto:

O sistema preventivo inspira um projeto educativo de promoção integral presente na proposta de evangelização das crianças, adolescentes, jovens e adultos nos diversos contextos. Esclarece, ao mesmo tempo, a riqueza humanista e o coração, essencialmente, religioso do sistema, no dinamismo da razão, religião e bondade.


Dom Bosco


JUVENTUDE ATIVA

Objetivo:

Apresentar a proposta educativa salesiana como possibilidade de vida e missão.


Levar a proposta de Jesus de Nazaré por meio da música e da Palavra de Deus nos “bons dias”, “boas tardes” e “boas noites”;


Aprofundar a dimensão humana, valores éticos, políticos e sociais;


Manter o grupo de ex-alunos como forma de dar continuidade ao projeto educativo enquanto educandos da Obra;


Oferecer momentos de espiritualidade aos educandos e educadores com participação à eucaristia uma vez por semana;


Dar continuidade ao protagonismo juvenil, enfatizando o ambiente alegre salesiano, de forma lúdica e cultural.

Projeto:

Este projeto visa atender os jovens inseridos na ação social que realizamos, proporcionando a possibilidade de torná-los construtores da própria história, desenvolvendo suas potencialidades e aperfeiçoando suas aptidões.


Pastoral Ativa


SE LIGA NA PROPOSTA DO REINO

Objetivo:

Aprofundar a vida e a missão de Jesus de Nazaré em confronto com a sua vida e correlacionando-a com a realidade atual.


Conhecer e vivenciar a identidade salesiana, como meio de opção de vida alegre, saudável, preventiva que transcende o seu cotidiano.


Apresentar a família (rede) salesiana, oportunizar a participação nos eventos que a Obra propõe ao longo do ano. Criar espaços de convivência com a família salesiana (religiosos e leigos) e maior contato com o carisma salesiano.

Projeto:

Possibilitar aos jovens e demais educandos irem além da dimensão profissional e cultural, oferecendo oportunidades de autoconhecimento na dimensão humana, espiritual e social, propiciando o contato com Jesus de Nazaré transformando sua vida, e vivência familiar e social. Trabalhar dentro da metodologia do ver, julgar e agir, propiciando a experiência do encontro consigo, com Jesus de Nazaré, por meio de recursos como dinâmicas, palestras, jogos, gincanas, músicas, encontros, retiros, proporcionando assim a convivência em comunidade fortalecida na espiritualidade salesiana.


Pastoral Natal